Uma marca eterna: o pioneirismo


Pioneirismo. Esta palavra resume a atuação de Severino Bezerra Cabral na gestão pública. Ele foi o primeiro prefeito do Brasil, na década de 60, a levar a telefonia para a zona rural de um município. Para isso, precisou penhorar a própria casa na operação de empréstimo.
No ramo empresarial, “Seu Cabral” foi dono da primeira agência de automóveis, a Chevrolet S.B. Cabral e Cia. Também foi o primeiro banqueiro de Campina, fundando o banco “Auxiliar do Povo”.
O prefeito, que nasceu em Umbuzeiro em 4 de dezembro de 1897, ainda foi quem primeiro comprou o linotipo mais moderno do Brasil. Nem o Diário de Pernambuco – considerado o maior jornal do Nordeste, possuía um.
A inovação foi comprada para melhorar a qualidade gráfica do jornal Tribuna da Paraíba, fundado por Severino Cabral, em Campina Grande. O “Pé de Chumbo” também inovou na indústria do leite: trouxe uma máquina importada da Inglaterra para a pasteurização do produto.
Coube ao “Seu Cabral” dar o pontapé na industrialização do Sisal na Paraíba, tornando-se um dos maiores empresários. Foi ainda um dos fundadores da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep) e primeiro presidente da Associação Comercial de Campina Grande.

FONTE: JORNAL DA PARAIBA

Nenhum comentário: